Você sabe se o estresse provoca gastrite? Descubra agora!

Saiba quais são os sintomas e qual médico buscar para o tratamento adequado.

30/10/2019
783
Você sabe se o estresse provoca gastrite? Descubra agora!

A Gastrite é um mal que atinge muitas pessoas em todo o mundo. Mas, mesmo assim, é uma doença que levanta uma série de dúvidas sobre seus sintomas, causas e tratamentos.

Você acha que tem gastrite? Confira aqui algumas dicas e informações sobre essa doença:

- O QUE É A GASTRITE?

A Gastrite é uma inflamação das paredes internas do estômago, podendo ser aguda ou crônica. Ou seja, pode surgir de repente por conta de um fator específico ou pode ser um processo que acontece por um longo período. Nesses casos, a gastrite pode trazer consequências mais sérias, como sangramentos e úlceras.

- QUAIS OS SINTOMAS?

Os sintomas mais comuns da Gastrite são as dores e queimações na região estomacal, o que provoca outros sintomas, como náuseas e falta de apetite. As dores são mais evidentes na parte superior, também conhecida como “boca” do estômago.

- O ESTRESSE PROVOCA GASTRITE?

A Gastrite pode ser causada por vários fatores, entre eles: uso prolongado de anti-inflamatórios, consumo de bebidas alcoólicas, tabagismo, consumo exagerado de alimentos gordurosos, fatores genéticos, entre outros.

Ao contrário do que se acredita, o estresse não causa gastrite, embora ele contribua para o aparecimento dos sintomas em pessoas que já portam a doença.

- DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO

Caso os sintomas da gastrite durem por vários dias, é fundamental que se procure um médico, de preferência o gastroenterologista. Este especialista, através de uma endoscopia, pode confirmar a inflamação nas paredes estomacais.

O tratamento é normalmente realizado à base de antibióticos.

- PREVENÇÃO E CUIDADOS

Cuidar bem da alimentação, não fumar e não ingerir bebidas alcoólicas com frequência são passos importantes para ficar longe da gastrite. O mesmo vale para quem já sofre dessa doença, afinal, quanto mais esses comportamentos fazem parte da vida do paciente, mais comuns e fortes são os sintomas.

Nem toda queimação ou dor no estômago é sinônimo de gastrite. Porém, caso esses sintomas persistam por alguns dias, consulte um especialista o quanto antes!

Veja mais postagens!