Queda de cabelo? Saiba algumas causas desse problema!

Calvície, alimentação, genética... Quais os fatores que influenciam?

21/01/2020
761
Queda de cabelo? Saiba algumas causas desse problema!

A queda de cabelos é uma preocupação para muitas pessoas, e trata-se de um processo natural para pessoas que tenham casos de calvície na família, principalmente homens. Porém, além da questão genética, vários fatores podem influenciar na saúde, saiba mais:

- Má alimentação

Assim como em todo o funcionamento do corpo humano, a alimentação está diretamente relacionada à alimentação. Uma alimentação balanceada significa mais saúde em todos os sentidos. Em relação à queda de cabelos, alimentos ricos em zinco, ferro, betacaroteno, vitamina B7, vitamina C e ômega-3 são os mais recomendados para diminuir a perda capilar. Suplementos alimentares podem auxiliar nesses casos.

- Estresse e hábitos

O estresse comprovadamente faz muito mal à saúde, tanto psicológica quanto física, e a queda de cabelos, em alguns casos, também está relacionada a esse problema. Para diminuir o nível de estresse, é recomendada a prática de exercícios físicos, atividades de lazer, etc. Além disso, o consumo de álcool e tabaco também pode contribuir para a queda de cabelos, além de prejudicar a saúde de forma geral.

- Problemas de saúde específicos

Várias doenças ou problemas de saúde podem ocasionar a queda de cabelos. Entre os principais, estão: anemia, problemas no intestino, disfunções de metabolismo (tireoide), doenças autoimunes, doença renal crônica, micose, sífilis, entre outras.

- Uso de medicamentos

O uso de alguns tipos de medicamentos pode causar queda de cabelos, mas é importante lembrar que esta é apenas uma das explicações, e que esse efeito pode acontecer até alguns meses após o consumo desses medicamentos.

Outro ponto é importante é que esse efeito colateral varia de pessoa para pessoa, portanto, é fundamental esclarecer dúvidas com o seu médico. No geral, antidepressivos, anfetaminas, remédios para emagrecer, tratamentos de acne, alguns tipos de antibióticos e antialérgicos, entre outros. Vale a recomendação de sempre: Não consuma nenhum medicamento sem orientação médica.

Ou seja, a queda de cabelos pode ser causada por vários fatores, tanto físicos, quanto médicos e psicológicos. Se você está sofrendo desse sintoma, consulte um médico, faça os exames e busque tratamentos para reverter esse quadro.

Veja mais postagens!