Quais são as doenças tratadas pelo especialista em Endocrinologia?

Confira os principais motivos para consultar um Endocrinologista

30/09/2019
35
Quais são as doenças tratadas pelo especialista em Endocrinologia?

A Endocrinologia é uma das especialidades que mais levanta dúvidas nos pacientes. Contudo, antes de fazer pesquisas na internet, a avaliação com esse profissional é importantíssima para responder aos seus questionamentos e garantir o bom funcionamento do seu organismo.

O Endocrinologista é o profissional que trata e diagnostica doenças que afetam o sistema endócrino (conjunto de glândulas, como pâncreas, tireoide, hipotálamo, entre outros) e a produção de hormônios dessas glândulas.

Apesar de não ser uma especialidade tão lembrada na hora de agendar os check-ups anuais, a Endocrinologia é fundamental para analisar a qualidade de vida e detectar problemas hormonais que possam afetar os pacientes.

Quais são os principais diagnósticos feitos pelo Endocrinologista?

Como já foi dito acima, o Endocrinologista diagnostica o sistema endócrino e a produção de hormônios pelas glândulas desse sistema. Logo, muitos problemas podem ser sanados por esse especialista.

Confira os principais:

  • - Diabetes

    O Endocrinologista pode fazer o diagnóstico e o tratamento dessa doença, e de seus vários tipos. A diabetes é causada pela insuficiência ou falta de absorção de insulina, hormônio regulador da glicose no sangue e que é produzido no pâncreas.

  • - Obesidade

    A obesidade é um problema que pode ser causado por vários fatores, especialmente por problemas no Sistema Endócrino e dificuldade na produção ou deficiência de hormônios. Além disso, a obesidade pode ocasionar outras doenças que também podem ser tratadas pelo Endocrinologista (como a diabetes, citada acima).

  • - Doenças da Tireoide

    A tireoide é uma das principais glândulas do corpo humano. As principais doenças que atingem essa glândula são o hipotireoidismo e hipertireoidismo, que alteram o metabolismo do corpo e podem causar obesidade e outros problemas.

  • - Andropausa e Menopausa

    O tratamento em ambas consiste na reposição hormonal, que ocorre no organismo de homens e mulheres com o envelhecimento.

  • - Distúrbios diversos

    Problemas de crescimento, excesso de pelos, aumento no colesterol e triglicerídeos são alguns dos problemas que também podem ser diagnosticados e tratados pelo Endocrinologista.

Para concluir, o Endocrinologista é um profissional fundamental para avaliar o bom funcionamento do seu organismo e também para tratar doenças que diminuem a qualidade de vida e, de fato, a saúde do paciente. Principalmente porque muitas dessas doenças podem passar despercebidas no dia a dia, mas trazem graves consequências para quem sofre com elas.

Veja mais postagens!