Por que parar de fazer dietas malucas?

Entenda a importância de consultar um nutricionista!

11/11/2019
1084
Por que parar de fazer dietas malucas?

A cada dia, aparece um novo tipo de dieta maluca que promete emagrecimento rápido e sem dificuldades. Porém, recentes estudos demonstram que a obesidade já atinge 20% da população brasileira*, e que problemas de saúde relacionados à obesidade estão aumentando. Isso sugere que essas novas dietas, que se popularizaram na internet, sejam tão eficazes como prometem.

O CFN (Conselho Federal de Nutricionistas) emitiu uma nota de repúdio às práticas relacionadas ao emagrecimento rápido, à desintoxicação do organismo ou à "limpeza do corpo” que prometem facilidades ou benefícios baseados no senso comum, com pouca ou nenhuma evidência científica, induzindo a modismos e padrões alimentares que podem causar danos à saúde e comprometer a segurança alimentar e nutricional.

Por que engordamos?

Para entender efeitos de diferentes dietas na perda de peso, precisamos primeiro entender por que engordamos com tanta facilidade. Primeiro, porque somos descendentes de humanos que viveram durante milhares de anos em situação de escassez de comida. Agora, somos evolutivamente programados para armazenar em nosso corpo qualquer excesso de comida ingerida, como gordura, para usar essa energia armazenada em tempos de necessidade.

Ou seja, biologicamente, comer (e muito) pode garantir nossa sobrevivência. E só engordar não é, necessariamente, uma questão de saúde. O problema real é que, hoje, boas partes das pessoas têm acesso facilitado a vários tipos de comidas, principalmente as industrializadas e produzidas artificialmente. Com tudo isso, as pessoas passam a ter sua saúde comprometida.

Quais outros problemas decorrentes da má alimentação?

Mas não é só a obesidade que pode ser considerada uma doença, soma-se também vários outros problemas de saúde relacionados à má alimentação, como diabetes, infarto, câncer, doença de Alzheimer, dentre outros.

E para se alimentar corretamente, muitas pessoas passam a cortar abruptamente alguns tipos de alimentos. Algumas consequências dessas dietas restritivas sem prescrição adequada são: efeito sanfona, alterações no metabolismo, compulsão alimentar e outros distúrbios alimentares.

A solução ideal para sua saúde

Por mais que existam muitas promessas circulando por aí, não existe uma dieta ou pílula miraculosa que faça um corpo saudável em um estalar de dedos. A solução para a sua saúde só poderá ser prescrita por um nutricionista, que saberá avaliar suas necessidades nutricionais e calóricas e oferecer uma dieta individual e equilibrada.


*Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2018-06/obesidade-atinge-quase-um-em-cada-cinco-brasileiros-mostra-pesquisa

Veja mais postagens!