Por que buscar ajuda de um psiquiatra?

Entenda como a psiquiatria pode auxiliar sua saúde mental.

10/09/2019
46

Estamos em setembro, mês em que foi criada a campanha “Setembro Amarelo”, na qual se debate a prevenção ao suicídio. Entre as mais diversas causas associadas ao suicídio, duas que mais figuram são transtornos mentais, como ansiedade e depressão.

Atualmente, o Brasil sofre uma epidemia de ansiedade. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o país tem o maior número de pessoas ansiosas do mundo: 18,6 milhões de brasileiros (9,3% da população) convivem com o transtorno, que é tratável e curável.

A resistência em procurar ajuda psiquiátrica pode ser explicada, em parte, pela falta de conhecimento sobre esses transtornos. E o preconceito em relação a desordens mentais – assim como pelas pessoas que sofrem com elas – é um dos principais fatores que impendem que o tratamento adequado seja realizado.

O que são transtornos mentais?

Os transtornos mentais são um conjunto de sinais e sintomas que podem ser apresentados por um paciente em um determinado momento de sua vida. Um mesmo sintoma pode estar presente em vários transtornos diferentes. Um exemplo é a síndrome delirante-alucinatória, caracterizada principalmente por delírios e alucinações, e que pode estar presente tanto na esquizofrenia quanto no transtorno bipolar do humor.

Por outro lado, uma pessoa com um determinado transtorno psiquiátrico pode apresentar diferentes síndromes ao longo do tempo. A definição de transtorno inclui, além dos sinais e sintomas, outras informações como a evolução, prognóstico e resposta a tratamentos.

O que faz um psiquiatra?

O psiquiatra é o profissional formado em medicina que, posteriormente, se especializa em psiquiatria. Seu trabalho tem como objetivo a redução dos sintomas e melhora da qualidade de vida do paciente, a curto e médio prazo.

Diferentemente dos psicólogos, esses profissionais são aptos a prescrever medicamentos. Suas principais ferramentas são a terapia, os laudos psiquiátricos, o atendimento e a prescrição de medicamentos.

O psiquiatra trabalha na redução de sintomas ligados aos transtornos mentais e busca melhorar a qualidade de vida dos pacientes, a curto e médio prazo.

Quando procurar um psiquiatra?

É recomendado o tratamento psiquiátrico nos seguintes casos:

  • Desordens mentais mais severas, como a esquizofrenia

  • Transtornos de humor

  • Dependência química

  • Transtorno obsessivo compulsivo (TOC)

  • Depressão

  • Bipolaridade

  • Ansiedade

É importante ressaltar que os psiquiatras estão habilitados a prescrever medicamentos voltados ao tratamento das doenças e transtornos da mente, portanto, procure sempre o especialista antes de ir à farmácia.

Veja mais postagens!