Novembro Azul: a importância da conscientização do câncer de próstata

O que é o câncer de próstata e como preveni-lo?

14/11/2019
717
Novembro Azul: a importância da conscientização do câncer de próstata

O Novembro Azul é uma campanha que é amplamente divulgada em todos os meios de comunicação, com muitas empresas aderindo às cores e ideias dessa causa, que tem como foco conscientizar os homens sobre a importância do exame de próstata na luta contra o câncer.

O que é a próstata e o que é o câncer que atinge esse órgão?

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum em homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma), e costuma aparecer em maior escala em homens com mais de 50 anos. Para se ter uma ideia, só em 2018 foram registrados quase 70 mil novos casos da doença no Brasil.

A próstata é uma glândula presente apenas no corpo masculino, localizada na região da uretra, e tem como função a produção de uma parte do líquido que forma o sêmen, além de nutrir os espermatozoides.

A partir de idades mais avançadas, algumas células dessa glândula podem se multiplicar ou desenvolver de forma anormal, o que pode levar ao aparecimento do tumor na região.

Por que o exame é tão importante?

O câncer de próstata é uma doença que apresenta poucos sintomas (às vezes nenhum) em sua fase inicial, com sintomas mais graves aparecendo apenas em estágios avançados da doença, momentos em que as chances de cura ficam menores.

Por se tratar de uma doença agressiva, quanto antes o diagnóstico for realizado, maiores são as chances de um tratamento bem sucedido.

O diagnóstico deve ser feito por um especialista com os exames PSA (exame de sangue), que oferecem informações importantes sobre a próstata e outros sintomas que podem ser causados pela doença, e, principalmente, com o exame de toque, que permite uma avaliação mais precisa sobre o crescimento e estado da glândula.

Deixe de lado o preconceito! Se você tem 50 anos ou mais (ou tem histórico da doença na família), agende já uma avaliação com um especialista e faça os exames necessários. O diagnóstico precoce pode salvar a sua vida!

Veja mais postagens!