Dor de cabeça constante? Você pode estar com problemas na visão!

Conheça os principais problemas de visão que podem causar dores de cabeça.

19/08/2019
136

Quem nunca teve dor de cabeça? Esse é um mal muito comum entre as pessoas e que pode ser um indício de uma série de problemas no corpo humano, desde estresse, alimentação errada, problemas de postura até outras doenças mais sérias.

Porém, com o aumento da exposição às luzes artificiais (como as telas de celulares), a visão das pessoas está sendo cada vez mais exigida. Com isso, pode ser que essas dores de cabeça sejam causadas por algum problema de visão, ou até mesmo pela falta de uso de óculos. Confira abaixo algumas situações:

Quais problemas de visão podem causar essas dores?

  • Miopia, hipermetropia, astigmatismo, etc.

    Esses problemas, apesar de muito comuns, causam um estresse à visão, pois, sem o uso de óculos ou lentes de contato para corrigir, exigem dos olhos um maior esforço na hora de focar em objetos distantes ou próximos.

    Quanto maior o tempo de esforço, maiores as chances da dor de cabeça se transformar em uma enxaqueca, especialmente no fim do dia. O tratamento adequado deve ser indicado pelo seu oftalmologista, e geralmente consiste no uso de óculos e colírios.

  • Lesões nos olhos

    As camadas externas dos olhos podem sofrer pequenas lesões, como arranhões ou deslocamentos, o que dificulta a visão e causa dores no local, que também vêm acompanhadas de dores de cabeça.

    Caso esteja com dor ou incômodo nos olhos, procure um oftalmologista o quanto antes.

  • Cansaço da visão

    O uso diário de celulares e computadores, mesmo para quem não possui problemas de visão, também são causadores de dores de cabeça. Pessoas que sofrem por conta desse problema, costumam sofrer os sintomas durante quase todos os dias da semana, e muito menos aos fins de semana (momento em que a exposição a computadores e celulares costuma ser menor).

    Nesses casos, as dores podem ser aliviadas com o descanso da visão. Não ficar muito tempo com o olhar fixo para uma tela, deixar o brilho de tela sempre mínimo, piscar regularmente e desviar o olhar de computadores e celulares regularmente, durante o dia, são dicas importantes para ajudar a descansar seus olhos.

    Contudo, é importante a consulta com um especialista para se certificar de que o problema esteja sendo devidamente tratado.

Veja mais postagens!