DENGUE: Conheça os sintomas e saiba como combater o mosquito Aedes aegypti

Confira o passo a passo para evitar a proliferação da doença!

13/02/2020
749
DENGUE: Conheça os sintomas e saiba como combater o mosquito Aedes aegypti

Nos últimos anos, o Brasil vive uma epidemia de dengue muito séria e que atinge todas as regiões do país. Apenas em 2019, foram mais de 1 milhão e meio de casos registrados, com mais de 750 mortes decorrentes da doença.

Já é de conhecimento público que a dengue é um problema que pode e deve ser enfrentado por toda a população, afinal de contas, o mosquito Aedes aegypti se prolifera principalmente em ambientes com água parada, que não recebem limpeza. Segundo o Ministério da Saúde, 80% dos focos de dengue estão localizados em domicílios.

Combate ao mosquito

Mesmo com essas informações sendo bem divulgadas, os casos de dengue seguem em níveis altíssimos, ano após ano. Pensando nisso, seguem algumas dicas de como fazer a sua parte na luta contra o mosquito da dengue:

  • Água parada

    Como dito acima, esse é o principal foco de proliferação do aedes aegypti. O problema é que o acúmulo de água é um problema muito comum em vários pontos de casas, quintais, ruas, etc. Os principais locais são: ralos, piscinas, plantas que acumulam água, baldes, pneus, telhas, lixo, e muito mais. A principal dica é ficar atento a esses possíveis focos de proliferação, e fazer a limpeza necessária.

  • Permitir a fiscalização

    Durante todo o ano, agentes de saúde visitam casas e prédios para verificar se o local está propício para a proliferação do aedes aegypti. Permita a entrada desses profissionais, a dengue é um problema de todos que moram próximos a você, a responsabilidade deve ser dividida.

  • Denuncie

    Se você souber de alguma casa ou terreno que pode ter se tornado foco de proliferação do mosquito, entre em contato com a Secretaria de Saúde de seu município e faça uma denúncia.

Sintomas

A dengue é uma doença que pode ser fatal! Portanto, fique atento aos principais sintomas: Febre, dor de cabeça, perda de paladar e apetite, náuseas e vômitos, tonturas, extremo cansaço, manchas e erupções avermelhadas na pele, moleza e dor no corpo, dores nos ossos e articulações. Se apresentar esses sintomas, procure um médico e siga as recomendações adequadas para o tratamento.

Veja mais postagens!