Como funciona o processo de implantodontia?

Você sabe o que é implantodontia?

28/08/2019
67

Na hora de cuidar da saúde dos dentes e, especialmente, do sorriso, existem muitas dúvidas em relação a tratamentos e procedimentos. Entre as várias opções disponíveis, uma das que mais causa dúvidas é a implantodontia.

O que é Implantodontia?

A Implantodontia é uma especialidade odontológica que tem como objetivo a reabilitação ou reconstrução de dentes, devolvendo suas funções principais, como a mastigação e capacidade fonoaudióloga (já que os dentes são parte fundamental na comunicação verbal).

O processo é feito através de procedimento cirúrgico simples, que será planejado pelo especialista após a análise detalhada do caso do paciente. A primeira parte é a aplicação do implante.

Apesar de simples, o processo exige um bom planejamento e cuidados do paciente, pois a recuperação e cicatrização podem demorar alguns meses. Em alguns casos, a cirurgia pode ser um pouco mais complexa. Tudo dependerá da avaliação feita por um especialista.

Mas, não se preocupe, apesar de ser um processo cirúrgico, ele não traz muitas dores ao paciente, apenas certo desconforto.

Após o processo de cicatrização dos implantes, o dentista deverá avaliar quando incluir no calendário a colocação da prótese. Isso também dependerá da velocidade da cicatrização.

Eu devo fazer implantes dentários?

O diagnóstico para esse processo deve ser feito por um especialista, mas, em geral, é indicado para pessoas que tiveram que remover o dente, ou parte da raiz, ou até mesmo para quem teve problemas de má-formação dos dentes.

Como dito acima, existem vários métodos e possibilidades para a realização desse tratamento. Consulte um especialista e recupere a saúde e estética do seu sorriso!

Dados

No Brasil, são instalados quase 1 milhão de implantes por ano. Dos 250 mil cirurgiões-dentistas inscritos no CFO (Conselho Federal de Odontologia), temos 9.151 especialistas em Implantodontia e uma estimativa de formação de mais 2.000 especialistas por ano.

Veja mais postagens!