Começou 2020! Vai iniciar a academia?

Veja dicas para não ter problemas!

06/01/2020
578
Começou 2020! Vai iniciar a academia?

Mais um ano começa, e muita gente usa esse período para programar uma vida mais saudável! Isso inclui se alimentar melhor, beber mais água e praticar exercícios. E é aí que aparece uma resolução muito comum no ano novo: fazer academia!

E é claro, isso deve ser incentivado. As academias são uma excelente opção para começar uma vida mais saudável, fortalecer músculos, perder peso, exercícios aeróbicos e muito mais. Porém, alguns cuidados são recomendados, o que pode evitar riscos desnecessários especialmente para quem nunca frequentou esses ambientes antes. Confira alguns abaixo:

Check-up cardiológico

Exames cardiológicos são fundamentais para conferir a saúde, visto que muitas vezes os problemas cardiológicos passam despercebidos, e exercícios físicos demandam que o coração esteja funcionando em dia. Portanto, consulte um cardiologista e faça os exames necessários para não ter surpresas negativas no futuro. Lembrando que as boas academias irão pedir atestado desses exames antes de admitir alunos e passar a carga de exercícios.

Check-up geral

Fora a parte cardiológica, procure também um profissional de clínica geral para outros exames importantes, como aferição de pressão, glicemia, tireoide, colesterol e muito mais. Além disso, é importante confirmar para o médico o histórico familiar de doenças e analisar os resultados desses exames para ver se o início imediato de atividades físicas não será prejudicial para a sua saúde, ou quais são as atividades físicas mais adequadas para você.

Fique atento aos profissionais do estabelecimento

Ao escolher a sua academia, conheça o corpo de profissionais que trabalha no local. Além de ter que ensinar exatamente o procedimento correto para a realização dos exercícios, os profissionais devem acompanhar constantemente o seu desempenho, e passar uma lista de exercícios de acordo com sua condição física, meta (emagrecer, ou aumento de músculos, por exemplo) e ter grande conhecimento sobre a área.

O mesmo vale para professores nas áreas de dança, pilates, ioga e muitas outras atividades oferecidas por academias. Pesquise bem a estrutura e avalie as condições dos equipamentos que a academia oferecerá para sua malhação.

Cuidados durante o exercício

É importante seguir com atenção a lista de exercícios que o educador físico ou treinador passar para você, porém, fique atento às cargas de peso, e se esses exercícios estão sendo bem assimilados pelo seu corpo. Se sentir fortes dores após a prática de alguma série, informe o profissional para que seja avaliado qual o problema.

Manter-se hidratado também é fundamental, especialmente em um ambiente de academia, afinal, a transpiração é constante durante atividades físicas. Outra dica de ouro é cuidar da alimentação! Fazer academia demanda calorias, vitaminas e uma nutrição adequada. Se você tem uma alimentação deficitária, pode ter problemas. Muitas academias oferecem nutricionista, aproveite e se consulte com esses profissionais para deixar o que você come alinhado com suas necessidades.

Dito tudo isso, não se assuste! Praticar exercícios é muito bom, e um passo fundamental para ter uma vida mais saudável em 2020. Não importa quando, o importante é começar, sempre com cuidado e focando na sua saúde.

Veja mais postagens!