Psiquiatria

A saúde da sua família não espera em filas!

MedicMais - Psiquiatria

Psiquiatria

Revendo conceitos sobre a psiquiatria

A falta de conhecimento sobre a função da psiquiatria gera um preconceito desnecessário. Esta é a especialidade médica que cuida das diferentes formas de distúrbios mentais de diversos tipos: caráter, funcional ou comportamental, que levam o paciente ao sofrimento metal, inadequação e incapacidade social.

Se já existe certa relutância em consultar um psicólogo, quando se fala de psiquiatria isso se torna ainda mais forte. A psiquiatria ainda é muito associada aos tratamentos intensivos, dado em casos de identificação de transtornos mentais mais graves. Porém, existem outros casos em que a psiquiatria se faz necessária.

Um dado importante é que o psiquiatra também atua em tratamento, prevenção e reabilitação de casos como a depressão, esquizofrenia, transtorno bipolar, entre outros. O principal objetivo deste profissional da saúde mental é aliviar o sofrimento trazendo bem-estar psíquico aos seus pacientes. Para isso é necessário uma avaliação detalhada do indivíduo, avaliando as perspectivas biológicas, psicológicas e até mesmo culturais. Esta avaliação realizada por este profissional envolve o exame de seu estado mental e seu histórico hospitalar. 

Outro estigma que existe em torno da psiquiatria é de que o profissional só serve para receitar muitos remédios, sem um diagnóstico aprofundado, encaminhando para psicólogos logo em seguida. Essas afirmações surgiram a partir de preconceitos. Elas prejudicam a aceitação e tratamento de pacientes que precisam do trabalho deste profissional. Vamos tratar desse assunto de forma correta e responsável?

Agende sua consulta ou avaliação na MedicMais! Saiba como clicando aqui.

Agende agora mesmo sua consulta, rápido, fácil e sem filas!

Agendar Consulta